quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MÚSICOS E PREVENÇÃO DA SURDEZ

http://portalotorrino.com.br/prevencao-da-surdez-e-orquestra-sinfonica-da-australia/

Prevenção da Surdez e a Orquestra Sinfônica da Austrália

foto de Simon.
Um artigo publicado nesse mês de novembro na Annals of Occupational Hygiene e liderado por Ian O’Brien da Universidade de Sydney, apresenta os detalhes um programa pioneiro paraprevenção da surdez nos músicos da orquestra sinfônica da Austrália.
É sabido que nossas orelhas podem ser danificadas definitivamente quando expostas à ruídos superiores a 85 decibéis. Considerando-se que uma orquestra sinfônica podem haver picos que ultrapassam os 130 dB, fica fácil perceber o risco que correm aqueles que mais precisam de captar as nuances melódicas e harmônicas que compõem a música erudita. Um grande estudo alemão recente demonstrou que músicos têm um risco 57% maior de desenvolver perda auditiva quando comparados a população em geral.
Os 3 primeiros anos do programa, que já dura 9, foram para mapear e monitorar a exposição sonora nos diversos pontos da orquestra e de cada um de seus membros. Levando-se em conta que o risco da surdez varia com a predisposição genética de cada músico e com o instrumento tocado por ele, foram desenvolvidos protetores auditivos eletrônicos personalizados e de alta performance, bem como introduzidos no corpo da orquestra equipamentos chamados risers, capazes de transferir à plateia a música oriunda da parte de trás, sem que ela tenha que passar pelos músicos da frente. Institui-se também a rotação nas posições dos músicos e a instalação de telas absortivas em alguns espaços acústicos pobres.
A perda auditiva induzida pelo ruído pode se instalar lentamente, o que dificulta o seu diagnóstico no início. Além disso, o uso de protetores é muito raro em músicos que, entregues completamente a sua arte, têm dificuldades para se adaptarem a dispositivos que alteram a forma como percebem o som produzidos por eles. Entretanto, o conhecimento do risco e iniciativas como a australiana mostram que é possível unir música de qualidade e cuidado com audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO