sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ARO MAGNÉTICO: TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS É DIVULGADA NO BRASIL

Câmara realiza curso de capacitação em aro magnético

Com o objetivo de promover cada vez mais a inclusão de pessoas com deficiência, a Câmara realizou, no final de janeiro, um curso de capacitação sobre a tecnologia chamada aro magnético, um sistema de escuta assistida para beneficiar pessoas com deficiência auditiva.
A intenção do Programa de Acessibilidade da Câmara é instalar o aro magnético em áreas de atendimento ao público e em plenários, auditórios e demais espaços de conferência da Casa, locais onde se realizam os grandes debates durante audiências públicas, sessões, seminários e eventos diversos.
O curso foi ministrado pelos professores Ivom Rodrigues Pereira Junior e Roberto Machado, engenheiros eletricistas do Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra escolas técnicas e faculdades de tecnologia estaduais. As aulas, teóricas e práticas, contaram com a participação de funcionários de diversas áreas (Detec, Cenin, Decom, Defin, Cedi e Aproge - Programa de Acessibilidade).
Aro magnético
Também conhecido como amplificador de indução magnética, essa tecnologia de baixo custo consiste em um sistema de transmissão sonora instalável em ambientes fechados para permitir que pessoas usuárias de aparelhos auditivos tenham acesso às informações com maior clareza.
O equipamento funciona com base em um receptor instalado em uma sala de aula, auditório, teatro, cinema, igreja, entre outros, onde o palestrante usa um microfone que permite que seu som amplificado seja captado pelo receptor e distribuído por ondas magnéticas aos aparelhos auditivos. Basta, para tanto, posicioná-los em uma determinada frequência. Dessa forma, eliminam-se interferências, ecos, reverberações e ruídos que muitas vezes prejudicam a audição e a compreensão. A tecnologia é bastante utilizada na Argentina e em países da Europa, como Inglaterra, Alemanha e Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO