domingo, 29 de junho de 2014

ARO MAGNÉTICO PROJETO BRASILEIRO

Imprimir

http://www.inatel.br/home/noticias-do-cdtta/inatel-sp-648/cdtta/noticias-do-cdtta/novo-projeto-do-cdtta-ajuda-pessoas-com-deficiencia-auditiva-a-ouvirem-melhor-durante-aulas-e-conferencias


Novo projeto

do CDTTA ajuda pessoas com deficiência auditiva a ouvirem melhor durante aulas e conferências

inatel-cdtta-aromagneticoEm espaços públicos, é comum que pessoas que utilizam aparelhos auditivos tenham dificuldade para ouvir. O ruído de fundo, a reverberação e a distância da fonte sonora são os principais fatores que influenciam na redução da capacidade de escutar com clareza.
Com o intuito de solucionar esse problema e proporcionar uma maior inclusão social desses indivíduos, o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) estuda uma tecnologia capaz de filtrar as interferências do ambiente e oferecer um som nítido e sem distorções aos deficientes auditivos nesses locais.

Trata-se do Aro Magnético, um sistema de transmissão formado por um cabo, que contorna o ambiente, e um amplificador. O sistema capta o som da voz do interlocutor e transmite-o diretamente para os aparelhos auditivos dos espectadores, que devem estar na posição T, que indica que os microfones do aparelho estão desligados. Dessa forma, o espectador irá ouvir somente o som transmitido pelo sistema, sem nenhum ruído.
inatel-cdtta-sinalaroSinal que indica a presença do Aro Magnético em um ambienteO projeto é resultado de uma parceria de desenvolvimento e transferência tecnológica bilateral firmada com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI), pela qual o CDTTA fica responsável pela disseminação do sistema de Aro Magnético no Brasil.
Segundo o coordenador executivo do Centro, Rinaldo Duarte Teixeira de Carvalho, uma das primeiras iniciativas será a implantação da tecnologia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Rita do Sapucaí como forma de pesquisa e avaliação de resultados. "Trata-se de um projeto com uma aplicação de cunho social muito bem-vinda para a área de tecnologia assistiva", conclui.

- See more at: http://www.inatel.br/home/noticias-do-cdtta/inatel-sp-648/cdtta/noticias-do-cdtta/novo-projeto-do-cdtta-ajuda-pessoas-com-deficiencia-auditiva-a-ouvirem-melhor-durante-aulas-e-conferencias#sthash.gZyI9iPS.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO