sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESTENOTIPISTAS E AUDIODESCRITORES: PROFISSIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE DE DEFICIENTES SENSORIAIS SURDOS E CEGOS


CAROS AMIGOS, ESTIVE NUM SEMINÁRIO OFERECIDO PELO GOVERNO DE SÃO PAULO SOBRE ACESSIBILIDADE CULTURAL, participei das palestras sobre estenotipia e legendagem. Estes são recursos inclusivos que permitem às pessoas deficiente auditivas acompanharem em tempo real eventos culturais, escolares, sessões de tribunais, etc. O estenotipista ouve o que está sendo dito e usando equipamento especial digita as falas que aparecem um telão. Esse material pode ser posteriormente impresso.
A ESTENOTIPIA REQUER UMA LONGA E ESPECIALIZADA FORMAÇÃO QUE LEVA UNS 4 ANOS. Há poucos e caros profissionais, as máquinas para digitar são caras e também os programas, POR SEREM IMPORTADOS. Estando na mão de poucas empresas os preços são proibitivos e também não existem técnicos nos órgãos do governo. O governo contrata essas empresas. 
Assim como o governo investe na formação de pessoas especializadas em libras deveríamos começar campanha para que o governo ofereça em universidades, área de Letras por exemplo, a formação de especialistas em ESTENOTIPIA. 
Pergunto como poderíamos fazer uma campanha assim. Junto ao Mec? Percebi que empresas que oferecem esse serviço poderiam formar estenotipistas mas ao mesmo tempo vejo que enquanto forem poucos os profissionais os ganhos dessas empresas serão altos. Essa formação não poderia ficar a cargo somente de escolas privadas. As universidades que investem em libras também poderiam oferecer a formação de estenotipistas. O que acham? Vejam a matéria da Diéfani Favareto Piovezan sobre o assunto.
http://igualmentediferentes.com/2013/04/25/entrevista-cart-reporter-estenotipista-21-de-marco-de-2009

Sobre a audiodescrição peço que leiam mais em:

http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/

http://www.bengalalegal.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO