domingo, 19 de agosto de 2012

ARO MAGNÉTICO - AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA Tecnologia argentina chega ao Brasil para ajudar deficientes auditivos



Qui, 16/08/12 - 13h28


Equipamento vai auxiliar alunos com deficiência auditiva nas Etecs

Professores e alunos de diversas unidades participam de capacitação para utilizar uma tecnologia assistiva chamada Aro Magnético
A Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, e o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI) capacitam até esta quinta-feira, 16, 36 professores e 36 alunos de diversas unidades do Centro Paula Souza para a utilização de uma tecnologia assistiva chamada Aro Magnético. Desenvolvidos pela instituição argentina, os aros auxiliam pessoas com deficiência auditiva e serão instalados prioritariamente em Etecs que tenham alunos com esse tipo de deficiência.

O Aro Magnético é um dispositivo de baixo custo, que pode ser montado por alunos do curso de Eletrônica das Etecs, por exemplo. O equipamento funciona com base em um receptor instalado na sala de aula. O professor passa a dar aulas falando em um microfone, cujo som é captado pelo receptor e distribuído aos aparelhos auditivos usados por alunos com esse tipo de deficiência, bastando para isso posicioná-los em uma determinada frequência. Dessa forma, eliminam-se interferências e ruídos externos da sala de aula, que muitas vezes prejudicam a  compreensão e as condições de aprendizado desse tipo de aluno.

A deficiência auditiva é a terceira mais presente entre os alunos das Etecs - 
a primeira é motora e a segunda, visual. Participam da capacitação professores dos cursos  técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica, e alunos do curso de Eletrônica, incentivados a conhecer a área de trabalho da tecnologia inclusiva.

Do Centro Paula Souza

Descrição da foto: bancada de trabalho  com equipamentos sendo montados, caixas, fios e conexões, em primeiro plano um técnico manipula esses elementos.

Saiba mais sobre o aro magnético montado pelo 
INTI - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL 
DA ARGENTINA em postagens deste blog.

Engenheiros argentinos visitam o Senai de Itu

Objetivo do encontro foi promover um intercâmbio tecnológico, em benefício dos deficientes auditivos

Comitiva argentina visitou o Senai. Foto: Daniel Nápoli
Na manhã de ontem, dia 24, o Senai-Itu (Serviço Nacional de 
Aprendizagem Industrial)
recebeu em suas instalações,
uma comitiva formada por engenheiros
 químicos do Instituto Nacional de 
Tecnologia Industrial (INTI), de 
Buenos Aires.
A vinda do grupo argentino para Itu, teve como objetivo promover um intercâmbio tecnológico, que irá auxiliar principalmente os deficientes auditivos.“Trata-se do projeto Aro Magnético, que visa melhorar a compreensão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula. O Aro funciona como um amplificador da voz do professor, que permitirá ao aluno total compreensão sobre o que está sendo passado a ele”, explica o presidente do INTI, o engenheiro químico Rafael Kohanoff, 86,que completa: “Esse projeto só vem reafirmando o principal objetivo de nosso Instituto, que é lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadores de quaisquer deficiência e levar à todos essa oportunidade.Não poderíamos guardar nosso aprendizado somente com a Argentina, estamos trazendo para o Brasil e esperamos que os mesmos nos ajudem a transmiti-los para outros lugares do mundo”.Na oportunidade o diretor da unidade de formação profissional Helvécio Siqueira de Oliveira demonstrou entusiasmo com a novidade. “Já recebemos em outras oportunidades comitivas do Japão e da Colômbia e agora estamos em parceria também com a Argentina, o que só nos enche de orgulho e aumentam nossas expectativas quanto à melhoria educacional e tecnológica”, finalizou.

Comentário nosso:Somente agora tivemos acesso a esta nota, gostaríamos de acompanhar os resultados práticos desse intercâmbio no que se refere ao aro magnético.



  • Hoje(11/09/2012)  fui conversar com professores e o coordenador de Projetos - Elétrica Jun Suzuki do Cetec que deu entrevista para as estudantes de jornalismo que estão fazendo a reportagem sobre o Aro Magnético. 
    Ele mostrou e explicou como funciona o aro magnético ou amplificador de indução magnética. Não vou falar muito, deixo para publicar depois que o trabalho das meninas estiver pronto e aprovado pelos professores. Foi bom demais conversar com o pessoal do Cetec, que realmente estão interessados na acessibilidade para todos os alunos.
    A exemplo do que é feito na Argentina, de onde veio a ideia, os professores que participam do curso vão funcionar como multiplicadores. O objetivo é ter uma sala com aro magnético em cada escola técnica de São Paulo. O custo é de R$ 70,00 a R$ 100,00, com ênfase na tecnologia social. O projeto é interdisciplinar, os professores argentinos não cobraram, vieram dentro do espírito de cooperação internacional. Temos que dar todo apoio a essa iniciativa. Eu conheço o projeto na Argentina e tem sido muito eficiente e elogiado. Estou feliz demais.
    Na foto: O Coordenador de Projetos Jun Suzuki fala dos componentes do aro magnético, mostrando as peças enquanto é fotografado pelas alunas de jornalismo.

    Alunas do curso de jornalismo que estão fazendo a matéria sobre o aro magnético: Gabriela e Andressa





VÍDEO FEITO PELOS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO
http://www.youtube.com/watch?v=0MooH_Q_6IM&feature=youtu.be


Saiba mais sobre o Aro Magnético montado por alunos de escolas técnicas:

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, acredito que esse equipamento facilitará aos deficientes auditivos a participação em atividades em grupo como palestras...
Onde encontra para comprar?

soramires disse...

No Brasil infelizmente não existe que eu saiba, mas se você procurar no google "hearing loop" vai encontrar vários fornecedores, a questão é se entregam no Brasil. O Centro |Auditivo Telex do Rio de |Janeiro é representante da marca PhonicEar, entre em contato para perguntar a possibilidade de importação.
Aqui tem o esquema que um bom técnico em eletrônica pode usar para fazer um aro magnético http://iie.fing.edu.uy/tel/archivos/2012/InformesTecnologiaEspecial/GrupoRodrigoMartinFlorencia.pdf você pode entrar em contato com o Centro Paula Souza para obter mais informação http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2014/janeiro/28a_centro-paula-souza-leva-tecnologia-assistiva-para-camara-dos-deputados.asp

Anônimo disse...

Boa tarde, precisamos orçar um sistema de amplificador de indução para istema de indução magnética, 03 entradas de audio programáveis, saberia me informar quais empresas fabricam/vendem esse tipo de equipamento??? meu email de contato: jgaloppini@mandic.com.br

soramires disse...

http://www.somparatodos.com.br/

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO