domingo, 19 de agosto de 2012

Aparelho auditivo e adaptação, uma breve consideração.



Algumas pessoas supõe erroneamente que basta colocar um par de aparelhos auditivos e os problemas da pessoa com surdez acabaram. É claro que não é assim. Com a perda auditiva a capacidade de discriminar os sons foi perdida e o aparelho será o auxiliar nessa aprendizagem de reaprender a discriminar e depois, selecionar o som que deseja ouvir e ignorar o que não deseja. Mas o desafio não para por aí.  E no trabalho, como fica esta questão? Você já ouviu falar em readaptação? Pois bem, no serviço público temos a possibilidade de nos readaptarmos a essa nova condição de ouvinte. E posso dizer, por experiência própria, que nem sempre é uma boa idéia tentar voltar às suas funções. Nesse meu período de adaptação no trabalho, tenho preferido ambientes mais calmos, sem muito ruído, o que é quase impossível, já que trabalho numa escola. O som das crianças gritando, brigando, conversando e brincando tornou-se um grande pesadelo para mim. Felizmente encontrei tarefas junto à coordenação da escola e a ansiedade sobre “o que será de mim” diminuiu bastante. Tenho colegas professoras afastadas de sala de aula com problema de voz vivendo uma “via crucis” na tentativa de executarem outras tarefas e ocupando outros espaços que muitas vezes a escola não está preparada para fornecer. Portanto, tenho sempre em mente que reinventar-se, ressignificar as incumbências diárias e aceitar os desafios, são ingredientes fundamentais para prosseguirmos confiantes e esperançosos.  Um abraço!

Cristina Ferber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO