terça-feira, 28 de agosto de 2012

TCC Trabalho de estudantes de jornalismo em São Paulo



Amigos  leitores do blog SULP, surdos usuários da língua portuguesa de São Paulo capital, se vocês quiserem colaborar com a pesquisa dos estudantes conforme o texto abaixo, comuniquem-se com Maria Alice Vaz pelo e-mail alice.comunica@hotmail.com até o dia 08.setembro.2012. 

RESULTADO da pesquisa dos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=IsSiJ7DY9Oo



De: Maria Alice Vaz
Para: sramiresdealmeida@yahoo.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012 20:26
Assunto: RE: TCC programas surdos


Oi Sônia boa noite,

Obrigada por nos responder, nós somos de SP e a entrevista será aqui, nosso campi é a FMU do bairro da Liberdade. Precisamos da entrevista até no máximo 10/09/2012, a faculdade encurtou todos os prazos esse ano, somos premiados, rsrsrs. Segue, no corpo do e-mail a apresentação do trabalho:

Faculdade: FMU- Fiam Faam
Campi Liberdade
8º Semestre do curso de Jornalismo

Grupo:
Daniele Florêncio
Maria Alice Vaz
Thiago Ferrari Magri

Orientadora do TCC: Profª Eliza Casadei



Nosso objetivo é produzir um vídeo documentário que visa identificar, analisar, descrever e criticar a produção jornalística televisiva da cidade de São Paulo para deficientes auditivos. Escolhemos três telejornais de São Paulo segundo critérios de audiência e qualidade jornalística de emissoras privadas e públicas. Objetivamos analisar o que pode ser mudado ou melhorado para que esses deficientes façam parte do processo de comunicação e para que a cidadania deles possa ser respeitada.
Pensamos em abordar o tema pelos seguintes eixos temáticos:
 democracia (legislação brasileira, direitos humanos, cidadania, minorias sociais, estigma); deficientes auditivos (conceituação e história de sua organização no Brasil); telejornalismo (teóricos da comunicação, telejornais de São Paulo, jornalistas); internet (práticas que podem ser incorporadas na TV, organização dos deficientes auditivos na Internet, importância das redes sociais).
Queremos verificar se os meios de comunicação estão cumprindo o papel de informar todos os setores da sociedade, incluindo as minorias sociais, considerando que a qualidade da informação é direito dos cidadãos. Tentamos diagnosticar as medidas necessárias para a melhoria da oferta desses produtos jornalísticos e avaliar os avanços que a internet proporcionou para esses deficientes e se podem ou não ser aplicados na programação jornalística das emissoras de televisão.
Através deste projeto de pesquisa pretendemos confirmar as seguintes hipóteses: os produtos jornalísticos televisivos não informam de maneira eficiente os deficientes auditivos; atecnologia utilizada pelas emissoras de TV de São Paulo precisa ser modernizada para atender esse público específico; a internet traz novas possibilidades em termos de produção e consumo que podem ser úteis para as emissoras de TV de São Paulo e o conteúdo jornalístico para deficientes auditivos é maior em emissoras públicas do que em privadas.


Obrigada,
Maria Alice Vaz

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, posso divulgar isso em minha pág. no facbook?
http://www.facebook.com/Tekilibras

soramires disse...

A pessoa responsável pela pesquisa me autorizou a publicar no blog, não posso autorizar a reproduzir em outras páginas, e pelo que vejo voCê trabalha com libras e no caso o estudo é sobre legendas em português. Obrigada.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO