segunda-feira, 23 de julho de 2012

ONU USA PROJETO DE ACESSIBILIDADE DO BRASIL COMO PARÂMETRO PARA FUTUROS EVENTOS



ONU usa projeto de acessibilidade do Brasil como parâmetro para futuros eventos


CNO Rio+20 
Medidas de inclusão de pessoas com deficiência incluem áudiodescrição e interpretação em Língua de Sinais de debates e palestras, além de transportes adaptados.
Projetar e reorganizar espaços públicos com mais segurança e adequados para a utilização de todo o público – esse é o conceito básico da acessibilidade. Pensando nisso, o Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO) não mediu esforços para que a Conferência aconteça de forma mais participativa e inclusiva. A partir do projeto redigido pelo Brasil, a ONU passará a adotar novos parâmetros de acessibilidade em suas futuras conferências.

Segundo o secretário nacional do CNO, Laudemar Aguiar, o Brasil têm, aproximadamente, 45 milhões de pessoas com algum graude deficiência, o que representa 23,9% da população brasileira. 

Entre as medidas adotadas para garantir a participação e inclusão de todos na Conferência estão: 
  • Legendas em tempo real em português e inglês durante os debates;
  • Áudiodescrição e interpretação em Língua de Sinais (Libras e Sinais Internacionais);
  • Impressoras em Braile, sob demanda;
  • Atendimento especializado para pessoas com deficiência;
  • Voluntários com conhecimento de Libras;
  • Transporte coletivo, como ônibus e metrô adaptados;
  • Plano de sinalização com piso tátil para alertar deficientes visuais e com baixa visão de obstáculos existentes.
COMENTÁRIO MEU (SORAMIRES) GOSTEI MUITO DAS MEDIDAS CITADAS ACIMA MAS É INCRÍVEL COMO NO BRASIL FAZEM QUESTÂO DE IGNORAR O AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA, O FAMOSO HEARING LOOP

Na web também foram adotadas medidas de acessibilidade. O site da Rio+20 foi desenvolvido seguindo as diretrizes mais modernas, com o uso do sistema eMAG-3 que auxilia a navegação de deficientes visuais e auditivo.
 
O Comitê Nacional de Organização da Rio+20, com apoio dos Governo Federal e Estadual do Rio de Janeiro, acredita que as medidas de acessibilidades contribuirão para a ampla participação da população. A ideia é que, no futuro, a acessibilidade remova obstáculos logísticos e operacionais para que os indivíduos participem plenamente das conferências internacionais.
 
“Que essa mobilização sirva como uma campanha educativa. A ideia é que daqui a cinco anos não seja necessário explicar o que é acessibilidade, pois ela já fará parte de nós”, disse Laudemar Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO