segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dublagem X legendas - despir um santo para vestir outro?

CIRCULA NA NET UMA MENSAGEM PEDINDO DUBLAGEM NA TV, CINEMA, ETC 
Falo do ponto de vista de cinéfilos, que preferem o som original e também de pessoas surdas que precisam de legendas.
Sempre vi filmes estrangeiros com legendas e como surda preciso legendas também em filmes brasileiros e TV
Quando era ouvinte sempre gostei de legendas porque pude assim aperfeiçoar meu espanhol, inglês, francês e até aprendi alguma coisa de italiano. Filme dublado sem legenda atrapalha ou melhor impede nossa leitura labial.
Alguns alegam que filme dublado facilita a vida de pessoas analfabetas, eu prefiro nesse caso investir em campanhas de alfabetização.
Penso que esse movimento para dublagem seja um movimento de interesse de empresas que oferecem tal serviço e uma reserva de mercado para atores desempregados. Não podemos aceitar que prevaleçam os interesse de uma categoria profissional sobre os interesses gerais.
Não tiro o mérito dos dubladores mas nossa tradição de ver filmes legendados sempre ajudou a crianças melhorar sua fluidez na leitura e aumentar o vocabulário.
Muita gente que conheço está abandonando a TV a cabo pela proliferação de filmes e séries dublados
Muitos espectadores entre os quais pessoas cegas e de baixa visão estão defendendo a dublagem. É claro que entendemos que cegos precisam som e surdos precisam legendas, então o correto seria defender todas as opções com tecla SAP para som original, dublagem e legendas não podemos nem devemos pensar em nossas dificuldades em detrimento dos demais.
Não me manifesto a respeito de janela de libras por não conhecer o assunto.

Abordo este assunto porque temos visto que legisladores apressadinhos e com compromisso com grupos de ativistas redigem projetos de lei sem conhecimento global da causa de acessiblidade para pessoas com deficiência. E acabam fazendo propostas globais  com foco num só grupo ou necessidade. Infelizmente é a prática política que temos visto: alguns políticos adotam grupos, recebem votos e defendem interesses restritos. Esses interesses de grupos aliados à falta de informação de alguns legisladores produz leis retrógradas, repetitivas, redação confusa. Alguém já tentou seguir um projeto de lei? 

2 comentários:

Anônimo disse...

Como faço isso Sô, fui ouvinte e também nunca vi filmes dublados sempre detestei e tenho amigos que ouvem mto bem e não gostam.Na tv esta um terror, agora o canal fechado, cinemas tb.O que podemos fazer???
Abraços
Greize

soramires disse...

Só podemos reclamar escrevendo para os canais de TV aberta, TV paga, para jornais, revistas, deputados, senadores. RECLAMAR, RECLAMAR RECLAMAR!

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO