terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Novos artigos sobre surdez




Os homens ouvem melhor num ambiente ruidoso de festa que e as mulheres

Segundo uma pesquisa alemã, os homens têm uma capacidade maior de ouvir sons relevantes em ambientes ruidosos, como por exemplo em festas. O motivo disso, dá-se ao fato de que no início da humanidade o homem era responsável de alimentar sua família e, portanto, era ele quem saia para caçar.

Muitos de nós conhecemos essa situação em que numa festa queremos conversar com alguém, no entanto , isso se torna estressante por conta de ruídos de fundo. As palavras da pessoa com quem estabelecemos um diálogo ficam abafadas por conta da conversa de outras pessoas e da música do ambiente.  Precisamos nos concentrar muito no que a pessoa com quem falamos diz, como também separar os sons relevantes de fundo.  Nosso sistema de audição fica muito estressado, fenômeno esse conhecido como “the cocktail party phenomenon”, ou seja, dificuldade de selecionar sons relevantes. Os pesquisadores alemães descobriram que os homens ouvem melhor em festa que as mulheres e que eles têm  uma capacidade maior de separar sons relevantes de ambientes ruidosos.

Seleção Natural e Evolução

Os pesquisadores da Neurological Clinic of the University Hospital and the Hertie Institute for Clinical Brain Research (HIH) in Tübingen, Germany descobriram que a capacidade auditiva -espacial dos homens é bem mais desenvolvida que a das mulheres. A pesquisa mostrou também que a habilidade dos homens de ouvirem melhor em festas se dar devido a diferença da evolução ocorrida entre os dois sexos.
“ O homem era quem saía para caçar e, nesse contexto, a atenção era algo extremamente importante. Desse modo, a presa poderia ser localizada através de ruídos antes de ser vista.” Declara  Ida Zündorf and Prof. Hans Otto Karnath from the University Hospital in Tübingen.

Sobre a pesquisa

Durante a pesquisa foi pedido aos participantes para ouvirem e identificarem a procedência do  ruído. No primeiro teste os sons foram apresentados um de cada vez e tanto os homens quanto as mulheres cumpriram satisfatoriamente a tarefa. No teste seguinte sons diversos foram apresentados ao mesmo tempo e os participantes tinham que identificar de onde procedia um único som, essa última tarefa foi mais difícil para as mulheres, e em alguns casos mesmo o som vindo em direção contrária. 
Fonte: Hörakustik, 9/2011, www.sciencedaily.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO