quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MANIFESTO SULP - NOVAS ADESÕES E COMENTÁRIOS

AGRADECEMOS A TODOS QUE ASSINARAM E CONVIDAMOS AS PESSOAS A DIVULGAR E ASSINAR:
   http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

JOSÉ LUIS - DEIXOU SUA ASSINATURA - NÃO FEZ COMENTÁRIOS



ADRIANA: 
É preciso ampliar mais a divulgação desta luta ... adorei poder participar, sou deficiente auditiva de nível moderado... descobri por acaso o blog e essa petição. Sou professora e estudante de Pós no Mackenzie sobre Ed. para Surdos. Adriana D. Anghievisck 

MARIA ISABEL:
TENHO UM FILHO DE VINTE E QUATRO ANOS PORTADOR DE DEFIFIÊNCIA AUDITIVA DE NASCENÇA. FICO MUITO TRISTE EM VER A DISCRIMINAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUANDO ESTOU TENTANDO ARRUMAR UM TRABALHO PARA ELE. É MUITA DISCRIMINAÇÃO. ELE JÁ É CASADO E NECESSITA DE UM EMPREGO, MAS NINGUÉM SE DISPÕE EM ARRUMAR, EM TODOS OS LUGARES QUE VAMOS ALEGAM NÃO TER VAGAS. ELE FICA MUITO ANCIOSO PARA TRABALHAR POIS QUER GANHAR O SEU DINHEIRO. É MUITO INTELIGENTE, TIROU CARTEIRA DE MOTORISTA DE PRIMEIRA, ESTUDOU ATÉ O SEGUNDO GRAU COMPLETO, FEZ TÉCNICO EM MECATRÔNICA E AGORA VAI FAZER FACULDADE EM ANÁLISE DE SISTEMAS. SEI QUE TEREI QUE IR COM ELE PARA A FACULDADE. MAS IREI COM MAIOR PRAZER, PARA VER MEU FILHO FELIZ, FAREI QUALQUER COISA. TEMOS ORADO MUITO E PEDIDO A DEUS QUE TOQUE NOS CORAÇÕES DOS DIRIGENTES DA NOSSA CIDADE, PARA CONSEGUIR UM EMPREGO PARA ELE.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

LEGENDAS NO TEATRO

http://www.escenaaccesible.es/blog/2011/12/20/%C2%BFcomo-funciona-el-subtitulado-para-personas-sordas-en-el-teatro-i/

¿Cómo funciona el subtitulado para personas sordas en el teatro? I

El subtitulado o “texto traducido que aparece debajo de la imagen, como en una pantalla (TELA) de cine o de televisión”, ha existido en el cine desde principios del siglo XX y en la televisión desde la década de 1970. También conocido como “sobretitulado”,  suele estar proyectado sobre el escenario  o en las pantallas de los respaldos (TELAS NO ENCOSTO DAS POLTRONAS). Esta técnica se inventó en Canadá alrededor de 1983, aunque los primeros subtítulos proyectados en directo durante un representación se utilizaron en Hong Kong en la década de 1980.

Ejemplo de obra con sobretítulos: Tosca, ROH, julio 2009 (autoría: Judi Palmer)

La llegada de los subtítulos y los sobretítulos a la ópera y el teatro, aunque inspirada por las demandas de la audiencia que necesitaba entender el idioma en el que se cantaba o actuaba, fue posible gracias al progreso tecnológico. Por esa razón, esta nueva técnica hace necesaria la adquisición de unas competencias técnicas para manejar distintos programas informáticos y sistemas de proyección digital, así como la compra de equipos especializados.

Cabina de subtitulado (autoría: Judi Palmer)

En este sentido, el subtitulado para personas sordas se presenta como una evolución natural de esta técnica para adaptarla a nuevos tipos de audiencias. Los subtítulos pueden presentarse a ciertos miembros individuales de la audiencia a través de las pantallas situadas en el respaldo del asiento, pantallas de mano e incluso gafas especiales.(TELAS COLOCADAS NO ENCOSTO DAS POLTRONAS, TELAS DE MÃO E ATÉ ÓCULOS ESPECIAIS) También es posible mostrar los subtítulos en una pantalla colocada sobre, debajo o al lado del escenario(PALCO). A diferencia de los subtítulos convencionales, subtítulos para personas sordas siempre proporcionan información adicional sobre los elementos de audio, las características acústicas, los nombres de los personajes, letras, etc.
Esta entrada fue publicada en Novedades y etiquetada , , , , , , , , , . Guarda el enlace permanente.

PROJETO PREVÊ ADOÇÃO DE LEGENDA EM TODOS OS PRODUTOS CULTURAIS

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/207179-PROJETO-PREVE-ADOCAO-DE-LEGENDA-EM-TODOS-OS-PRODUTOS-CULTURAIS.html



19/12/2011 12:50

Projeto prevê adoção de legenda em todos os produtos culturais

Intenção é incluir deficientes auditivos
Arquivo/ Beto Oliveira
André Dias
André Dias: a medida incluirá os deficientes auditivos.
O Projeto de Lei 2115/11, do ex-deputado André Dias (PSDB-PA), obriga produtores culturais a adotar legenda em todos os filmes, programas de televisão, séries e peças teatrais financiados ou patrocinados com dinheiro público. No teatro, poderão ser adotadas outras formas de linguagem compreensível pelas pessoas portadoras de deficiência auditiva.
De acordo com André Dias, o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que existiam cinco milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no País naquele período. “Essa realidade demanda do Poder Público a adoção de medidas com o objetivo de promover a inclusão social dessa parcela da população”, argumenta.
Inclusão
No caso de filme exibido em mais de uma sala do mesmo cinema, o projeto de Dias permite que apenas uma das cópias seja legendada. O deputado sustenta que, embora a legislação brasileira tenha avançado na promoção de direitos de pessoas com deficiência, “no campo da informação e da cultura ainda há muito por conquistar”.
Segundo afirma, a inexistência de dispositivos legais que obriguem a adoção de legendas nos conteúdos audiovisuais dificulta o acesso dos deficientes auditivos a essas formas de entretenimento. “Nas peças teatrais a plena compreensão dos diálogos revela-se quase inalcançável para esse público”, diz.
O descumprimento da lei sujeitará o infrator à devolução do valor integral dos recursos públicos recebidos, com a devida correção monetária.
Tramitação
A proposta foi encaminhada para análise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'



    Novos artigos sobre surdez




    Os homens ouvem melhor num ambiente ruidoso de festa que e as mulheres

    Segundo uma pesquisa alemã, os homens têm uma capacidade maior de ouvir sons relevantes em ambientes ruidosos, como por exemplo em festas. O motivo disso, dá-se ao fato de que no início da humanidade o homem era responsável de alimentar sua família e, portanto, era ele quem saia para caçar.

    Muitos de nós conhecemos essa situação em que numa festa queremos conversar com alguém, no entanto , isso se torna estressante por conta de ruídos de fundo. As palavras da pessoa com quem estabelecemos um diálogo ficam abafadas por conta da conversa de outras pessoas e da música do ambiente.  Precisamos nos concentrar muito no que a pessoa com quem falamos diz, como também separar os sons relevantes de fundo.  Nosso sistema de audição fica muito estressado, fenômeno esse conhecido como “the cocktail party phenomenon”, ou seja, dificuldade de selecionar sons relevantes. Os pesquisadores alemães descobriram que os homens ouvem melhor em festa que as mulheres e que eles têm  uma capacidade maior de separar sons relevantes de ambientes ruidosos.

    Seleção Natural e Evolução

    Os pesquisadores da Neurological Clinic of the University Hospital and the Hertie Institute for Clinical Brain Research (HIH) in Tübingen, Germany descobriram que a capacidade auditiva -espacial dos homens é bem mais desenvolvida que a das mulheres. A pesquisa mostrou também que a habilidade dos homens de ouvirem melhor em festas se dar devido a diferença da evolução ocorrida entre os dois sexos.
    “ O homem era quem saía para caçar e, nesse contexto, a atenção era algo extremamente importante. Desse modo, a presa poderia ser localizada através de ruídos antes de ser vista.” Declara  Ida Zündorf and Prof. Hans Otto Karnath from the University Hospital in Tübingen.

    Sobre a pesquisa

    Durante a pesquisa foi pedido aos participantes para ouvirem e identificarem a procedência do  ruído. No primeiro teste os sons foram apresentados um de cada vez e tanto os homens quanto as mulheres cumpriram satisfatoriamente a tarefa. No teste seguinte sons diversos foram apresentados ao mesmo tempo e os participantes tinham que identificar de onde procedia um único som, essa última tarefa foi mais difícil para as mulheres, e em alguns casos mesmo o som vindo em direção contrária. 
    Fonte: Hörakustik, 9/2011, www.sciencedaily.com

    sábado, 3 de dezembro de 2011

    Surdez: notícias e novidades

    Nuevos artículos en
    www.spanish.hear-it.org

    Los discapacitados auditivos australianos sufren en silencio 

    Más de la mitad de los australianos con discapacidad auditiva no hace nada al respecto, según indica un estudio.

    Se estima que cerca de uno de cada cinco australianos tiene pérdida de audición. Una encuesta entre más de 1.200 adultos australianos indica que …
    Lea el texto entero aquí.

    La pérdida de audición sin tratar puede reducir el volumen cerebral 

    Un grupo de investigadores ha descubierto que la densidad de la materia gris de las áreas auditivas del cerebro es menor en personas con una capacidad auditiva mermada. Los audífonos pueden servir para preservar el cerebro en buen estado. …


    Los bastoncillos de algodón son perjudiciales para los oídos 

    Utilizar bastoncillos de algodón para limpiarse los oídos está directamente relacionado con la rotura de tímpano, según un estudio.

    Al limpiar los oídos con un bastoncillo de algodón, nos arriesgamos a dañar el tímpano si el bastoncillo se adentra demasiado en …
    Lea el texto entero aquí.

    Datos inquietantes en España 

    Uno de cada cinco españoles reconoce que no oye bien y más de la mitad de la población admite que nunca se ha realizado pruebas de audición. Estos inquietantes datos son la razón de ser de una campaña de prevención en España.

    Una encuesta a nivel …
    Lea el texto entero aquí.

    Exóstosis (oído de surfista) 

    Estar en contacto continuo con agua y viento fríos puede producir un crecimiento anormal de hueso en el conducto auditivo externo.

    El término médico de este crecimiento óseo se denomina exóstosis, también conocido comúnmente como oído de surfista. Este término se debe al hecho de que …
    Lea el texto entero aquí.

    La pérdida de audición: una grave carga de enfermedad que demanda más investigación 

    La pérdida de audición afecta cada vez a más personas. En 2031, cerca de 14,5 millones de británicos se verán afectados. La OMS revela que la pérdida de audición será una de las 10 cargas de enfermedad …

    Lea el texto entero aquí.



    sexta-feira, 18 de novembro de 2011

    Acessibilidade em Portugal - Amplificador de indução magnética No Teatro da Trindade

     O sistema de Anel Magnético instalado na plateia da sala principal representa mais um passo no aumento da inclusão social, oferecendo às pessoas com dificuldades auditivas as mesmas oportunidades das pessoas com uma audição normal.
    Os desafios que os utilizadores de aparelhos auditivos enfrentam em espaços públicos são muitos; compreender palestras ouvir uma performance ou peça de teatro são apenas alguns exemplos onde utilizadores de aparelhos auditivos ainda experimentam dificuldades.
    A presença de ruído de fundo, a reverberação do local e a distância entre o ouvinte e a fonte sonora são os principais factores que contribuem para a redução da capacidade de ouvir música e voz com clareza.
     leia mais...
    http://www.must.xl.pt/gadgets-e-jogos/239-o-sistema-de-anel-magnetico-estreia-no-teatro-da-trindade.html

    VIVER SEM LIMITE - PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

    VÍDEO COM AUDIODESCRIÇÃO, LEGENDAS E LIBRAS

    http://www.youtube.com/watch?v=BDKW3JrkC9E&feature=youtu.be

    COMENTÁRIO DO JAIRO MARQUES:
    http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/arch2011-11-13_2011-11-19.html#2011_11-17_14_14_56-129797961-0
    Outros comentários:
    http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=4293&/viver_sem_limite_trara_igualdade_de_oportunidades_para_todos


    Dilma Rousseff lança Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
    http://www.fonoaudiologia.org.br/

    O plano foi elaborado a partir de trabalhos de 15 ministérios e prevê um orçamento de R$ 7,6 bilhões

    O Palácio do Planalto foi palco do lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira, 17, em Brasília. O evento contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, de ministros do governo, senadores, deputados e diversas autoridades e entidades. O CFFa foi representado pela conselheira Maria Cecília de Moura.
    Ao lado da presidenta, ministro da Saúde, Alexandre Padilha, exibe termo assinado por parceiros. Foto: Antonio Cruz/ABrO plano foi elaborado a partir de trabalhos de 15 ministérios do governo, entidades e parlamentares parceiros. O documento prevê um orçamento de R$ 7,6 bilhões a serem aplicados em um plano de ações em diversas áreas com o intuito de solucionar problemas de adaptação da realidade brasileira às pessoas com deficiência. As medidas vão desde contratação de profissionais especializados de educação, saúde e outros setores até a compra de veículos adaptados, passando pela isenção fiscal para equipamentos voltados à acessibilidade. Também foi assinada a criação de uma linha de microcrédito de até R$ 25 mil para pessoas com deficiência.
    A cerimônia teve intérprete de língua de sinais, audiodescrição e closed caption. Iniciou com a apresentação de um vídeo institucional, também com estes recursos de acessibilidade. Na tela, uma cadeirante, um estudante cego, uma menina com síndrome de Down e uma modelo surda apresentaram o programa e alguns de seus pontos principais.
    Após o vídeo houve discurso da ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, que apresentou os objetivos do plano. “Os limites não estão nas pessoas, mas nas barreiras que a sociedade coloca”, disse a ministra. Em seguida, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento Ferreira, explicou como seria destinado o orçamento. Depois dele, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Moisés Bauer, falou da conquista que o plano significa. “Neste trabalho, a máxima foi ‘nada sobre nós, sem nós’. É apenas isso que pedimos, presidente Dilma”, encerrou.
    A presidenta Dilma Rousseff iniciou o discurso emocionada. “É nestes momentos que vale a pena ser presidenta”, disse. Falou contra a desigualdade e a favor de oportunidades iguais para todos, lembrou das conquistas dos atletas paraolímpicos e destacou a importância das instituições que lutam pela inclusão, “que foram esteio quando o Estado deixou lacunas no passado”, citando principalmente as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).
    Alguns dos parlamentares presentes foram o senador Inácio Arruda (PCdoB - CE), autor do Projeto de Lei do Teste da Orelhinha, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), envolvida em diversas causas das pessoas com deficiência, e o deputado Romário (PSB-RJ), autor de projetos contra a discriminação de pessoas com deficiência.
    Para saber mais sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acesse www.brasil.gov.br ou clique aqui.
    D

    Saúde da Pessoa com Deficiência terá investimento de R$ 1,4 bilhão

    Ações do Ministério da Saúde fazem parte do plano Viver sem limite lançado hoje pela presidenta Dilma Rousseff que beneficiará 45 milhões de brasileiros.


    Informações gerais do plano Viver sem Limite 
    (CLIQUE PARA SABER MAIS)

    O Ministério da Saúde é um dos 15 órgãos envolvidos nas ações do Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado nesta quinta-feira (17) pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
    O programa, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, visa a atender os cerca de 45 milhões de brasileiros - 23,9% da população - que possuem algum tipo de deficiência.“É preciso que olhemos para as pessoas com deficiência de outro modo, fortalecendo o seu protagonismo, promovendo a sua autonomia e eliminando barreiras”, disse, emocionada, a presidenta Dilma.
    Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano tem o objetivo de promover a cidadania e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, aos bens e serviços disponíveis a toda a população.
    Para garantir o cumprimento eficaz das propostas, o ministro Alexandre Padilha assinou ontem portaria (CLIQUE NA PALAVRA PORTARIA PARA VER NO DIÁRIO OFICIAL)que institui o Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações de Saúde do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência. A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União.
    Com investimento de R$ 1,4 bilhão, de um total de R$ 7,6 bilhões, o eixo da saúde ampliará ações de prevenção às deficiências, criação de um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com um maior número de exames no Teste do Pezinho.
    O ministério também está estruturando a Rede de Atenção à Saúde Pessoa com DeficiênciaSUS, que será um conjunto de serviços, ações e estratégias de saúde com o objetivo de garantir a assistência integral a toda população que necessita deste tipo de atendimento.
    "Pela primeira vez uma rede desse porte é estruturada. Queremos que todos os estados tenham um centro de referência com os quatro atendimentos específicos (visual, física, intelectual e auditiva) para as pessoas com deficiência. Por isso, fizemos parceria com os centros de excelência e reabilitação", afirmou o ministro Padilha.
    A rede de reabilitação do SUS é composta por diversos serviços especializados em deficiência física, visual, auditiva e intelectual, oficinas ortopédicas, unidades básicas de saúde e hospitais, voltados para o enfrentamento de problemas das pessoas com deficiência.
    Dentro dessa rede, estão os Centros Especializados de Reabilitação (CER), que serão implantados a partir de 2012. Os CERs são serviços que agregam tecnologia para atender às várias modalidades de cuidado específicas para os diferentes tipos de deficiência, com qualidade e efetividade no cuidado.
    Até 2012, está prevista a criação de 45 novos CER, bem como a qualificação dos serviços já existentes. Para facilitar o acesso da pessoa com deficiência aos locais de reabilitação, serão distribuídos 88 veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.
    Do valor investido pelo Ministério da Saúde, R$ 949 milhões serão destinados ao fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, procedimentos de manutenção e materiais especiais.O valor será investido no período de 2012 e 2014.
    Inédito no SUS, o investimento na manutenção das órteses e próteses permitirá aos usuários constante conservação do material. Além disso, o ministério promoverá, a cada dois anos, a atualização da lista de itens oferecidos para evitar sua defasagem do material oferecido.
    Cadeiras de rodas –Visando a melhor qualidade de vida dos mais de 75 mil cadeirantes no Brasil, o Ministério da Saúde pretende adaptar as cadeiras de rodas dos mais de 75 mil brasileiros a partir do ano que vem. A medida terá um investimento de R$ 42,5 milhões.
    O Ministério da Saúde e a AACD, por meio de parceria e cooperação técnica, realizam a concessão e adaptação de cadeira de rodas a 3.891 pessoas que hoje estão em fila de espera da instituição. Destas, 3.736 terão adaptação convencional e 155, adaptação digital. Isto significa um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões ainda neste ano.
    As cadeiras adaptadas auxiliam na manutenção da postura desses pacientes, minimizando o estresse ósseo e dos tecidos moles, garantindo maior conforto pela maior distribuição da área de contato. Corrigindo a postura, previnem-se deformidades, contraturas, lesões de pele (como as úlceras de decúbito). Há melhora também nas condições de acessibilidade, transporte e mobilidade dos deficientes, de forma dependente ou independente.
    Haverá ainda expressivo fortalecimento das ações de habilitação e reabilitação, atendimento odontológico, ampliação das redes de produção e acesso a órtese e prótese. Também terão reforço as ações clínicas e terapêuticas, com a elaboração e publicação de protocolos e diretrizes de várias patologias associadas à deficiência.
    Comitê – O Comitê Nacional de Assessoramento e Apoio às Ações de Saúde do Plano Nacional de para Pessoas com Deficiência estabelecerá os padrões de qualidade dos serviços, definirá os critérios de organização e  funcionamento, apoiará sua qualificação e a capacitação de seus profissionais. O Comitê será formado por representantes das secretarias do Ministério da Saúde, seus órgãos vinculados, além de instituições em excelência.

    Por Zeca Moreira, da Agência Saúde
    (61) 3315-3580/2509
    http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/3262/162/saude-da-pessoa-com-deficiencia-tera-investimento-de-r$-14-bilhao.html

    quarta-feira, 9 de novembro de 2011

    ENCONTRO DE 10 ANOS DO FÓRUM DO IMPLANTE COCLEAR EM SÃO PAULO

    Encontro de 10 anos do FIC em Sampa!


    no próximo dia 26 de novembro, haverá o encontro de 10 anos do FIC (Fórum do Implante Coclear) na capital paulista, aberto a todos os implantados, aparelhados, surdos oralizados, familiares, profissionais da área e simpatizantes da fraternidade cyborg!
    Mais informações:
    http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2011/11/09/encontro-de-10-anos-do-fic-em-sampa/

    PLANO NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SERÁ LANÇADO NO DIA 17/11/2011

    Plano Nacional da Pessoa com Deficiência será lançado dia 17 deste mês
     
     
     
    07/11/2011 A presidenta Dilma Rousseff e a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançam no próximo dia 17 o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência. A cerimônia de lançamento do plano, que também terá a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entre outros ministros envolvidos no plano, será às 10h, no Palácio do Planalto.
    O Plano tem por objetivo atuar em benefício da pessoa com deficiência, melhorando o acesso destes cidadãos aos direitos básicos, como acesso ao mercado de trabalho e mobilidade urbana. As ações do programa estão distribuídas em três eixos temáticos: educação, saúde e proteção social.
    “Com este plano, vamos colocar as políticas públicas para a pessoa com deficiência no comando central do governo. Este é um marco muito importante para este segmento da população brasileira, que precisa ter seus direitos reconhecidos”, afirmou Rosário.
     
    De acordo com o secretário nacional de promoção dos direitos das pessoas com deficiência da SDH, Antônio José Ferreira, o plano deverá diminuir gradativamente as dificuldades das pessoas com deficiência no Brasil, além de promover inserção no mercado de trabalho, com programas de qualificação profissional.  “A partir do plano, as ações do governo estarão sistematizadas para atender com mais agilidade as necessidades das pessoas com deficiência, tornando-se um Brasil mais inclusivo”, explica o Secretário.
     
     

    terça-feira, 8 de novembro de 2011

    SURDOS & MÚSICA


    http://pijamasurf.com/2011/12/la-sordera-hizo-que-beethoven-dejara-de-utilizar-notas-altas-en-sus-composiciones/comment-page-1/#comment-151380

    Examinando los cuartetos de cuerdas de Beethoven, investigadores encuentran que conforme la sordera del compositor progresaba, el uso de notas altas disminuía, al menos hasta que volvió a confiar en su “universo musical interior”.
    La sordera de Beethoven ha sido, desde que se conoció, objeto de las más diversas interpretaciones. Hay quienes la ven como símbolo de la adversidad derrotada, para otros es ejemplo de cómo el genio emerge a pesar de las circunstancias y otros más lo ven como una broma irónica y acaso cruel del destino: que uno de los más grandes compositores de todos los tiempos, un músico, se vea afectado por un padecimiento auricular.
    Desde otra perspectiva, sin embargo, científicos de los Países Bajos analizaron la evolución musical de los cuartetos de cuerdas para saber si su sordera había afectado de algún modo las composiciones beethovenianas. Recordemos que el llamado “genio de Bonn” manifestó los primeros indicios de pérdida de su capacidad auditiva desde los 30 años.
    Dividiendo los cuartetos en cuatro etapas, de los más tempranos a los tardíos, los investigadores analizaron la primera participación del violín en el primer movimiento de todas las piezas, contando el número de notas por debajo de G6, la cual corresponde a 1,568 Hertz de frecuencia. Con estos parámetros el estudio dio como resultado que Beethoven dejó de utilizar notas altas conforme su sordera progresaba y, en compensación, se decantó por notas de frecuencias medias y bajas que podía escuchar mejor. Curiosamente, sin embargo, en los últimos cuartetos, escritos cuando su sordera era total, las notas altas regresaron.
    “Cuando llegó a confiar plenamente en su oído interno, [Beethoven] ya no estaba obligado a producir música que podía realmente escuchar si se interpretaba, y poco a poco volvió a su mundo musical interior y sus primeras experiencias de composición”, afirman Edoardo Saccenti, Age Smilde y Wim Saris del Centro de Metabolómica de los Países Bajos, situado en la ciudad de Leiden.
    Ante estas deducciones sería interesante saber cómo hubiera sido la música de Beethoven sin la sordera del compositor, si toda esa introspección o melancolía, ese ánimo dubitativo frente a la joie de vivre que notamos en sus últimas composiciones, estarían aun así presentes a pesar de que contara, hipotéticamente, con un estado de salud óptimo.

    [UPI]


    http://www.ted.com/talks/evelyn_glennie_shows_how_to_listen.html
    O vídeo tem legendas em português e outros idiomas, selecione o idioma desejado.
    Nesta demonstração inspiradora, a percussionista Evelyn Glennie, surda, ilustra como o ato de ouvir música envolve muito mais do que simplesmente permitir que as ondas sonoras atinjam seus tímpanos.

    Página de Evelyn Glennie
    http://deafness.about.com/gi/o.htm?zi=1/XJ&zTi=1&sdn=deafness&cdn=health&tm=24&f=10&su=p284.12.336.ip_&tt=2&bt=1&bts=1&zu=http%3A//www.evelyn.co.uk/

    Sean Forbes - I'm deaf
    http://www.youtube.com/watch?v=E5l-2Jo14cQ&feature=player_embedded#!

    http://www.youtube.com/watch?v=w2KYAlcTQno&feature=relmfu

    Para reconhecer o som dos instrumentos de uma orquestra:
    http://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/downloads/Orquestra_sinfonica.swf

    Music and Hearing Loss - Artigos sobre música e perda auditiva
    http://www.hearinglossweb.com/Medical/Causes/nihl/mus/mus.htm

    Beethoven:
    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1024393-especialistas-nao-costumam-ligar-surdez-a-obra-de-beethoven.shtml

    http://www.sordonautas.com/noticias/periodismo/sociedad/4134-sordera-no-le-impide-ser-un-virtuoso-de-la-musica

    Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número dez mil.

    Hospital das Clínicas entregará aparelho auditivo de número 10 mil

    http://www5.usp.br/hospital-das-clinicas-entregara-aparelho-auditivo-de-numero-10-mil/ 

    Na semana nacional de prevenção e combate a surdez,  a Divisão de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP),  irá comemorar a reabilitação auditiva de 10 mil pacientes pelo Reouvir, programa que devolve diariamente às pessoas a alegria de se sentirem úteis.
    As festividades irão acontecer na próxima terça-feira (8), às 10h30, no Centro de Convenções Rebouças.  Já estão confirmadas as presenças da secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do secretário de Estado da Saúde, professor Giovanni Guido Cerri e da deputada federal Mara Gabrilli.
    Uma saída para os altos custos dos aparelhos auditivos foi encontrada pela otorrinolaringologia do HC, com o desenvolvimento de projeto de prótese convencional genérica, patenteada e já em fabricação para a venda.  O custo do aparelho deverá cair em 40%,  com um plus para quem se tornar usuário.
    Com informações da Assessoria de Imprensa do HC

    Mandei a seguinte mensagem em 8 de dezembro de 2011, aguardo resposta "
    para
    otorrino.ichc@hcnet.usp.br
     .........................................................................................................................................................................
    Gostaria de saber se os aparelhos auditivos citados já foram aprovados e se há possibilidade de comprá-los
    qualquer novidade seria bem vinda uma vez que muitos leitores do blog ficaram interessados em comprar e testar tais aparelhos.
    As maiores queixas dos usuários de aparelhos auditivos são os altos custos de aquisição e também dos consertos, algumas empresas chegam a pedir valores altíssimos para os consertos e quando nos queixamos oferecem aparelhos novos a preços quase iguais ao dos reparos. Como parece não haver controle e esses importadores de aparelhos auditivos  se comportam como comerciantes em busca do lucro essa opção de fabricação brasileira nos traria um grande alívio.Obrigada Sônia Maria Ramires de Almeida

    sábado, 5 de novembro de 2011

    - 159 preciosas assinaturas http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

    Comentários mais recentes:

    simara anjos (e-mail restrito) é preciso melhorar e agilizar o acesso ao aparelho auditivo oferecido pelo sus,nos sabemos o quanto um aparelho auditvo por mais simples que seja faz toda a diferença na vida das pessoas. 

    Joselina Nobre:  Obrigatoriedade de legendas nos programas de televisão e filmes. Na maioria dos canais de TV é impossivel assistir a todos os programas e, os problemas da maioria dos deficientes auditivos, uma vez que há os chamados "surdos-falantes". São pessoas que ficaram total ou parcialmente surdas em alguma fase da vida, como é o meu caso. As estações de Metrô, Rodoviárias e aeroportos precisam ter painais eletrônicos onde apareçam os avisos. Exemplo: No Metrô do Rio há o seguinte aviso: AO OUVIR O SINAL SONORO NÃO ENTRE NO TREM. ESPERE O PRÓXIMO. Isso significa que as portas vão fechar e a pessoa poderá ficar "entalada" e ser arrastada. Mas, como, se o deficiente auditivo não consegue ouvir o sinal sonoro? Já presenciei um caso em que uma senhora ficou presa na porta e foi arrastada. Acionaram o alarme e o trem parou. Os seguranças vieram correndo. Felizmente, ocorreu nada sério muito sério...
    LEIA E SE ESTIVER DE ACORDO ASSINE TAMBÉM:
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

    sexta-feira, 4 de novembro de 2011

    Hear-it em português

    Hear- it em português 

    O maior site de audição e perda auditiva do mundo, hear-it. org, agora com uma nova roupagem pode ser lido em português. A website tem sido disponibilizada para 50 milhões de falantes da língua portuguesa que têm sofrido de perda auditiva, como também para seus familiares.



    “Nós temos disponilizado uma versão em português de Hear-it.org para informar e apoiar muitos países de língua portuguesa , os quais têm sido afetados com o problema de perda auditiva. Dentre eles Brasil, obviamente, como também Portugal e outros países ao redor do mundo , onde quase 300 milhões de pessoas vivem. Uma entre seis dessas pessoas têm sido acometida por uma considerável perda auditiva, o que chega a cifra de 50 milhões de pessoas, incluindo familiares e colegas dessas vítimas. Só no Brasil há cerca de 200 milhões de habitantes e cerca de 35 milhões dos brasileiros sofrem de perda auditiva”, palavra do secretário geral da Hear-it AISBL, Kim Ruberg, responsável pelas websites dessa organização.

    Novo design

    A Hear-it tem sido modernizada e reorganizada tendo como característica principal e interessante seu novo layout, como também sua esturtura tem sido totalmente reorganizada e seus artigos revisados.

    “Nós temos tentado fazer com que o novo site da hear-it torne-se fácil e acessível de ser usado, por isso criamos uma website em quatro áreas principais: perda auditiva, aparelho auditivo, tinnitus, e seu problema . Esse último está dividido entre sua suspeita de perda auditiva, sua atual situação de perda auditiva e familiares e colegas de alguém com perda auditiva. Nós também temos nossa nova sessão onde publicamos frequentemente as últimas notícias da audição e perda auditiva”, palavras do editor-chefe Søren Petersen.

    Visitante do mundo inteiro

    O primeiro site da Hear-it. org surgiu em 2000 e foi escrito em inglês. Desde essa data essa web tem sido disponibilizada em espanhol, alemão e francês. A Hear-it é referência e tem sido citada no melhor website de saúde: The International Web Page Award ( Prêmio Internacional de Página da Web). Desde a data de seu surgimento a website da Hear-it tem sido grandemente expandida e hoje é a maior e mais avançada website em audição e perda auditiva, a qual é visitada por quase o mundo inteiro.
    A Hear-it AISBL é uma organização internacional não comercial e sem fins lucrativos, cujo objetivo é coletar, processar e fazer circular todas as informações importantes de perda auditiva humana e suas consequências sócio- econômico.

    Novos artigos sobre surdez


    Nuevos artículos en www.spanish.hear-it.org
    :

    El cerebro juega un papel principal en la audición 

    El cerebro convierte los impulsos que recibe a través del oído en sonidos que podemos entender. Asimismo, el cerebro discrimina los sonidos relevantes del ruido de fondo y amplifica el volumen de nuestra propia voz. Por último, investigaciones recientes indican que …

    Lea el texto entero aquí:

    Una prueba de saliva detecta el virus de una posible pérdida de audición en recién nacidos 

    Una prueba de saliva demuestra ser mucho más efectiva para detectar el citomegalovirus en recién nacidos que las pruebas tradicionales, indica un estudio.

    El cytomegalovirus (CMV) es un virus que causa pérdida de audición …
    Lea el texto entero aquí:

    Hear-it.org se renueva para mejor 

    Hear-it cambia de aspecto. Al mismo tiempo, se pone en marcha una versión en portugués de hear-it dirigida a los 50 millones de hablantes portugueses que padecen pérdida de audición y demás personas interesadas.

    Hear-it.org, una de las páginas web más completas del mundo sobre …
    Lea el texto entero aquí:

    Las personas de piel negra están más protegidas contra la pérdida de audición 

    La explicación de porqué las personas de piel negra oyen mejor que las personas de piel blanca puede estar en las células de pigmentación de la epidermis, que producen la melanina que protege la piel.

    Investigadores de …
    Lea el texto entero aquí:

    El tabaquismo pasivo muy relacionado con la pérdida auditiva en adolescentes 

    Un estudio realizado por investigadores norteamericanos revela que ser fumador pasivo puede afectar en el desarrollo de la capacidad auditiva y desencadenar una pérdida de audición en adolescentes. Se sospecha que además de los problemas pulmonares, existen numerosos problemas …

    Lea el texto entero aquí:

    El oído interno tiene memoria a corto plazo 

    Un grupo de investigadores ha descubierto que los sonidos producen post-vibraciones en el oído interno, y es probable que sirvan como una especie de memoria a corto plazo.

    Los oídos siguen escuchando los sonidos después de que hayan cesado. Estos son los …
    Lea el texto entero aquí:

    La pérdida de audición se oculta 

    Muchas personas con pérdida de audición prefieren mantener oculto su problema, y como consecuencia, no obtienen la ayuda y el apoyo necesarios en el lugar de trabajo. Esto suele provocar jubilaciones anticipadas.

    Un estudio realizado por el RNID, organización británica de discapacitados auditivos, ahora …
    Lea el texto entero aquí:

    Ser músico puede mejorar la audición 

    Varios estudios indican que son muchos los músicos que padecen pérdida de audición, como consecuencia de estar expuestos a un ruido repetitivo y constante. Sin embargo, tocar un instrumento musical también puede ser beneficioso para la audición, según un estudio.

    Aprender música puede retrasar …




    EMPRESAS QUE OFERECEM SERVIÇOS DE LEGENDAGEM, ESTENOTIPIA, AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA (HEARING LOOP)

    SOLICITAMOS A EMPRESAS QUE OFERECEM OS SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS ORALIZADOS E  SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A SABER:

    LEGENDAGEM PARA AUDIOVISUAL, CINEMA E TEATRO

    ESTENOTIPIA PARA EVENTOS

    SONORIZAÇÃO ESPECIAL PARA CAPTAÇÃO POR APARELHOS AUDITIVOS E IMPLANTES COCLEARES - AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA (HEARING LOOP)

    SOLICITO QUE DEIXEM NOS COMENTÁRIOS SEUS SITES E ENDEREÇO DE CONTATO PARA QUE OS ORGANIZADORES DE EVENTOS POSSAM ENCONTRAR COM FACILIDADE OS PROVEDORES DE TAIS SERVIÇOS.
    UMA VEZ CONFIRMADA A VERACIDADE DOS DADOS SERÃO INCORPORADOS NESTA POSTAGEM.

    Treinamento para estenotipia:
    http://www.iad.org.br/treinamentos.html

    legendagem e outros serviços de acessibilidade
    http://milongadwm.com.br/site/arquivos/service/acessibilidade


    ==========================================================================
    Será um prazer ter nossa empresa divulgada em seu blog. Conforme seu email, seguem abaixo nossas informações. Caso não sejam suficientes, segue nosso portfólio mais completo em anexo.Um abraço.
    www.adof.com.br

    √ Acompanhamento de Reuniões ou Eventos por meio de Estenotipia Presencial
    Transcrição simultânea, em tempo real da linguagem oral para a escrita. Serviço de Closed Caption ou Legenda Oculta, descrevendo, além das falas dos atores ou apresentadores, qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc.

    √ Serviço de Audiodescrição
    O serviço de audiodescrição consiste na locução em língua portuguesa, não sobreposta ao som original do evento ou programa, destinada a descrever imagens, sons, textos, créditos e demais informações não percebidas ou compreendidas por pessoas com deficiência visual. Recurso de acessibilidade que permite às pessoas com deficiência visual assistir e entender melhor as exposições orais.

    Contato:Argemiro Dias de Oliveira Filho | Diretor
    Endereço: SGAS, Quadra 910 Sul, Bloco "E", Sala 48 (Térreo), Ed. Mix Park Sul
    Bairro: Asa Sul, Brasília (DF) - CEP: 70.390-100
    Fone/Fax: +55 (61) 3244-2775
    Celular: +55 (61) 9966-5827
    Email: adof@adof.com.br
    Site: www.adof.com.br
    Argemiro Dias de Oliveira Filho
    ADOF Traduções - Diretor
    ===========================================================================

    www.stenobsb.com.br
    Stenus Serviços de Estenotipia Computadorizada
    Telefones: (61) 81891086; 35366945
    decio@stenus.com.br
    Atendemos eventos em todo o Brasil.
     ========================================================================
    Outras empresas pesquisadas no Google:

    ZUMBIDO OU TINNITUS OU ACUFENOS

    http://www.port.hear-it.org/Terapia-feita-pela-internet-pode-ajudar-vitmas-de-tinnitus






    Terapia feita pela internet pode ajudar vítmas de tinnitus 

    A terapia cognitiva pode ser efetiva em sessões feitas em grupo pela internet, segundo um estudo realizado.

    Pesquisadores da universidade alemã Johannes Gutenberg  (German Johannes Gutenberg University) e da universidade suec Linköping University (Swedish Linköping University) tem testado pessoas com problema de tinnitus severo, uma vez que eles experimentaram várias formas de terapia durante o período de mais de dez semanas. E o resultado dessa pesquisa confirmou que a terapia feita pela net foi basta efetiva.
    Fazendo uma comparação  nos  grupos examinados as pessoas que se submeteram a uma terapia pela internet ou que participaram em grupos de terapia provaram ser bem melhor na administração de seus sintomas de irritação, tipo toque de sino em seus ouvidos(algo peculiar em vítimas de tinnitus) que as demais. 
    Os pesquisadores das duas universidades descobriram que o incômodo de tinnnitus foi reduzido de moderado para suave nos participantes que seguiram a sessão de terapia em grupo.  No caso das vítmas de de tinnitus que completaram o programa de de terapia de internet os resultados foram mais ou menos os mesmos.
    “O nosso conceito de terapia à base de internet foi muito eficaz no sentido de reduzir o incômodo causado pelo tinnitus”, afirma a Dra. Maria Kleinsträuber da Universidade de Johannes Gutenberg University (Johannes Gutenberg University).

    Resultado

    A avaliação realizada com os participantes com problema de tinnitus apresentou uma diminuição de incômodo de 40 pontos (moderado) para 29 ( leve) para vítimas que se submeteram ao tratamento de terapia pela internet. Para àqueles que participaram de terapia de grupo a redução foi de 44 para 29 pontos. Comparando o grupo de controle o stress foi reduzido de 40 para 37 pontos.
    Outros estudos mostraram que os sintomas de tinnitus podem ser bem  administrados através de uma terapia  cognitiva feita pela net, a qual oferece um program de encorajamento e apoio às vítimas de tinnitus a adotarem  estratégias individuais no  combate aos incômodos dessa enfermidade.
    Fonte: www.new-medical.net


    Encontro explica o papel da fisioterapia no tratamento do zumbido 10/08/2010


    Na última sexta-feira (6) aconteceu mais um encontro do Gapz – Grupo de apoio à pessoas com zumbido  – no Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba, com o tema “A atuação da fisioterapia no zumbido”. A fisioterapeuta Vivian Domit Pasqualin foi a responsável pela palestra, que contou com a presença de mais de 30 pessoas. “O zumbido é resultado da interação dinâmica de alguns centros do sistema nervoso, que podem ser auditivos ou não. Alguns músculos possuem um ponto de referência dentro do ouvido e é por este motivo que a fisioterapia se tornou uma importante aliada no tratamento desse mal”, esclarece Vivian.
    A fisioterapeuta explica que existem nove músculos principais que podem estar ligados ao zumbido como os das costas e do pescoço. “O sistema músculo-esquelético, principalmente na cabeça, face e pescoço, pode estar associado a este incômodo. Dores espontâneas ou com compressão, tensão e encurtamento muscular e até mesmo disfunção motora podem desencadear o zumbido ou interferir em sua intensidade”, afirma à especialista. O tratamento com fisioterapia visa restabelecer a condição muscular, melhorar a amplitude dos movimentos, aumentar a força dos músculos e controlar a dor. Vivian acrescenta que “massagem e alongamento são algumas das técnicas utilizadas, além do paciente receber várias orientações. Cada um tem a sua dor, por isso tudo é personalizado de acordo com o caso”.
    Mas antes de recorrer a esta área da medicina, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista, que irá descartar inúmeras outras causas possíveis e então indicar o tratamento correto. “O zumbido possui mais de 200 causas e mais de 28 milhões de pessoas sofrem com isso no Brasil. Nem sempre se pode solucionar o problema, mas é possível controlá-lo e diminuí-lo”, ressaltaGerson Köhler, ortodontista e ortopedista facial. Ele afirma que até mesmo questões odontológicas como bruxismo, forma incorreta de fechar a boca e a maneira como os dentes de encostam podem influenciar o barulho no ouvido.
    Criatividade que trouxe alívio ao zumbido
    “Recomendo, pra mim fez uma grande diferença. Vou intensificar meu apoio e ajudar a divulgar o Gapz”, ressalta Masami Sato, depois de contar sua experiência para todas as pessoas que participaram do encontro e que também buscam uma solução. Masami faz parte da parcela de 5% das pessoas que sofrem com o chamado zumbido incapacitante, que as impede até de trabalhar. Após frequentar algumas reuniões do grupo, Masami foi ao consultório da otorrinolaringologista Rita de Cassia Guimarães, responsável pelo Gapz em Curitiba. “Ela disse que a solução para o meu caso que tenho zumbido nos dois ouvidos era o tratamento através de sessões de aconselhamento e enriquecimento sonoro. Existem aparelhos geradores de som mas o custo é muito alto e não tenho condições para comprá-los, então tive uma idéia que me ajudou e pode ajudar outras pessoas”, conta.
    O engenheiro eletrônico, com ajuda de seu filho, encontrou o ruído branco – som que vai do agudo ao grave, semelhante ao chiado de uma emissora de televisão fora do ar – na internet e gastou dois dólares para fazer o download.
    “Então comprei um MP3 e um fone colocado de maneira especial na cabeça, gravei o som e agora escuto o dia todo. Foi um alívio, faz duas semanas que estou usando e já posso trabalhar e dar o sustento da minha família” comemora Masami, que sofre com o problema há quatro anos e já tinha tentado vários tratamentos sem sucesso. “A ideia deu tão certo que a doutora Rita quer conseguir patrocínios para a aquisição de aparelhos MP3 e fones  para iniciar um estudo científico com este dispositivo para o tratamento do zumbido e então poder disponibilizar à população de baixa renda e que sofre com o zumbido”, comenta Masami.
    A Dra Rita esclarece que o tratamento do zumbido através de terapia sonora deverá sempre acontecer com sessões de aconselhamento onde o paciente é esclarecido sobre  todos os fatores envolvidos no seu zumbido, compreende como ocorre o treinamento auditivo pelo som neutro e retira qualquer associação negativa relacionada ao zumbido e que reforça a sua percepção e o seu incômodo.
    “Esse é o principal objetivo do Gapz, promover a troca de experiências entre as pessoas que sofrem do mesmo problema, além de trazer orientações e atualizações sobre o zumbido”, considera o ortodontista Gerson. Vivian concorda e acrescenta que “é uma iniciativa inovadora e pioneira que cresce cada dia mais no Brasil.
    Estudos comprovam que as pessoas que participam de pelo menos 75% dos encontros do Gapz têm uma melhora significativa no zumbido”.
    Vale dizer que o paciente está iniciando um tratamento com treinamento sonoro e sessões de aconselhamento e que ele próprio confeccionou um dispositivo com auxílio de um MP3, com baixo custo e que poderá inclusive ser utilizado por outros pacientes que quiserem fazer parte de uma pesquisa científica para o tratamento do zumbido.

    :
    http://www.zumbido.org.br/conteudo1.asp?id=3

    http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=195

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/zumbido-no-ouvido-afeta-278-milhoes-de-pessoas-mas-tem-cura.html

    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?481

    http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?id=862828

    http://www.fonoesaude.org/zumbido.htm

    http://audicao.org/audicao-e-zumbido/

    http://www.apta.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=94&lang=pt

    http://imisal.wordpress.com/2009/06/13/acufenos/

    http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/o-tormento-do-zumbido/

    http://www.port.hear-it.org/Novas-informa-es-sobre-tinnitus

    http://www.politecsaude.com.br/produtos/tratamento-do-zumbido/274/