quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CAMPANHA LEGENDA NACIONAL NO FESTIVAL DE GRAMADO 2010

CAMPANHA LEGENDA NACIONAL NO FESTIVAL GRAMADO 2010
A campanha Legenda Nacional participa pela 6ª vez consecutiva da luta ainda pelo direito a todos de usufruir dos produtos culturais.

A primeira novidade desse encontro da luta é a participação do idealizador da Legenda Nacional, Marcelo Pedrosa, pela segunda vez com presença dos colaboradores e agregados do Rio Grande do Sul.

---NOVIDADE---

No dia 14 de agosto, por volta das 19 h, como segunda novidade, haverá uma oportunidade de a turma segurar um gigante letreiro escrito: "CADÊ A LEGENDA?" e leve a sua LANTERNA para "procurar a legenda", isto é, criar um alarde luminoso e simpático na entrada do tapete vermelho no Festival de cinema em Gramado. Queremos conscientizar usando esta idéia continuando a divulgação para "ILUMINAR" os produtores, jornalistas, artistas e cineastas!
Nós precisamos de você aderindo a esta luta, pois a comunidade surda está crescendo e reivindicando seus direitos. Então venha conosco nesta caminhada.


ATENÇÃO: Por enquanto haverá UM FILME NACIONAL LEGENDADO no cinema e a sessão será realizada no dia 14 de agosto de 2010 à tarde.

A Coordenação da campanha Legenda Nacional do Rio Grande do Sul:
Carilissa Dall´Alba
carilissa@yahoo.com.br


Idealizador da Campanha Legenda Nacional
Marcelo de Carvalho Pedrosa.
contato@legendanacional.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, e realizei dois espetáculos legendados para surdos em Curitiba em apoio à campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona". Sou autora também e li aqui ao lado: " Nós, surdos gostamos de legendas que NÃO resumem idéias." Minha dúvida é a seguinte: durante a experiência que realizei uma das dificuldades era a velocidade das legendas em cenas de ritmo acelerado, na ocasião minha única alternativa foi resumir o texto. Como autora da peça tomei cuidado para não comprometer as idéias, mas ainda assim, a obra não é mostrada na íntegra. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso e sobre a idéia de fornecer aos surdos libretos com o texto todo da peça para que tenham acesso à obra completa. Desde já agradeço. Um grande abraço e parabéns pelo blog!

soramires disse...

Cleide, existe a ideia de que os surdos de maneira geral têm dificuldade com a leitura em língua portuguesa.Isso vem dos tempos em que os nascidos surdos eram encaminhados para o aprendizado na língua de sinais. Hoje em dia felizmente o ensino é mais abrangente a e a língua portuguesa escrita é ensinada e a leitura praticada.
Além disso há um número expressivo de pessoas que ficaram surdas depois da alfabetização em português, neste caso a leitura da legenda não é problema.
Essa ideia de oferecer libretos com o texto é muito boa porque além de ajudar na compreensão é mais um estímulo à leitura.
Então nossa posição contra legendas simplificadas vem de uma idéia errada de que o surdo possa ter dificuldades de leitura; se a gente não exercitar a leitura oferecendo legendas integrais e de qualidade essa situação nunca será superada. A legenda mais completa e de boa qualidade é um estímulo ao aprendizado e à leitura. Abraços e obrigada pela participação.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO