segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROJETO CINEMA NACIONAL NAS ESCOLAS

O Senado acaba de aprovar um projeto de lei que vai obrigar as escolas públicas do país a terem sessões mensais de filme brasileiro. A proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi apreciada em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e agora segue para a Câmara dos Deputados, antes de ser sancionada pelo presidente. Se a lei for colocada em prática, as unidades de ensino básico do país terão que separar pelo menos duas horas por mês da grade extra-curricular para exibições do cinema nacional.

Fonte:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/escolas-poderao-ser-obrigadas-passar-filmes-brasileiros-aumentar-plateia-cinema-nacional-563379.shtml?utm

Excelentíssimo Senhor Senador Cristovam Buarque,

gostaríamos de parabenizá-lo pelo projeto de lei de sua autoria, que obriga as escolas públicas e privadas a oferecerem filmes nacionais a seus alunos. O cinema nacional nas escolas em muito contribuirá para a formação de crianças e jovens, em especial a capacidade de se comunicarem e expressarem.

Entretanto, perguntamos: estes filmes serão legendados?

A dúvida se justifica pelo fato de que, como pessoas de pouca ou nenhuma capacidade auditiva , sabemos que a falta de legendas nos filmes tornará este projeto obsoleto para crianças e jovens que possuem esta deficiência, e que, infelizmente, não são poucos. Sabemos também que mesmo para crianças ouvintes, a legenda ajuda, e muito, na alfabetização.

Nós, Surdos Usuários da Língua Portuguesa consideramos essa a nossa primeira língua e não utilizamos Libras para nos comunicar. Nas mesmas condições temos crianças e jovens que anseiam pelo acesso ao conhecimento e à cultura de nosso país, que por meio das legendas tiveram a alfabetização facilitada, que se submetem a inúmeras sessões com fonoaudiólogos, implantados, usuários de aparelhos auditivos, com surdez total, parcial, bilateral, unilateral, com surdez das mais variadas causas e sem nenhuma chance de cura.

Já alcançamos algumas vitórias e temos nossos direitos regulamentados por Lei: Decreto 5.296/04 e ABNT NBC 15290:2005, entretanto, vemos que ainda há muito para ser conquistado. Pouco temos visto em termos práticos. Por isso, perguntaremos novamente: Senhor Senador, estes filmes serão legendados? O projeto de Vossa Excelência nos inclui?

Certos de que V. Exa. adequará o projeto às nossas necessidades com o objetivo primordial e constitucional de tornar efetivo o direito de TODOS à educação, e não somente de alguns, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

Surdos Usuários da Língua Portuguesa.

Se você acha que as legendas para filmes do cinema nacional são necessárias escreva também para o Senador Cristovam Buarque:

cristovam@senador.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO