quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Implante coclear pelo SUS em Minas Gerais

FERNANDO ZUBA
http://br.mc339.mail.yahoo.com/mc/compose?to=fernando.zuba@otempo.com.br
Hospitais de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares, começarão a fazer implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão os primeiros municípios do estado a realizar a cirurgia na rede pública. O procedimento auxilia na recuperação da audição de pacientes com surdez por meio da implantação de uma prótese conhecida como ouvido biônico. O Ministério da Saúde repassará ao estado R$ 4,4 milhões por ano para o custeio desses novos serviços. A expectativa é que sejam feitas até 96 cirurgias por ano nos quatro hospitais. A portaria do Ministério da Saúde que habilita os novos serviços foi publicada no Diário Oficial esta semana.
O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o equipamento é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade do usuário perceber o som em vez de simplesmente aumentá-lo. Ele deve ser utilizado por pacientes que obtêm pouco ou nenhum benefício com o AASI.
SUPORTE - A cirurgia de implante coclear começou a ser feita pelo SUS em 2000. Atualmente, 11 unidades em todo o país têm capacidade para realizar o procedimento. No ano passado, foram feitos 417 implantes na rede pública. São mais de 2.000 cirurgias desde a primeira até setembro deste ano. O Ministério da Saúde repassa R$ 91,6 mil para o atendimento de cada paciente. Além do custeio da cirurgia, o valor inclui o preparo do paciente (com testes de próteses auditivas e avaliação fonoaudiológica) e a sua reabilitação. As unidades habilitadas pelo Ministério da Saúde devem cumprir uma série de requisitos que garantem o acompanhamento do paciente durante todo o processo, desde o preparo para a cirurgia até a reabilitação.
HOSPITAIS HABILITADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDEBelo Horizonte - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas GeraisGovernador Valadares - Hospital SamaritanoJuiz de Fora - Hospital Maria José Baeta ReisMontes Claros - Hospital Dilson de Quadros Godinho
Fonte:Jornal O Tempo -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO