sábado, 21 de novembro de 2009

Videos no YouTube com legendagem automática

http://tek.sapo.pt/noticias/internet/videos_do_youtube_com_legendagem_automatica_1031292.html
Vídeos do YouTube com legendagem automática
Publicado por Casa dos Bits às 17.18h no dia 20 de Novembro de 2009


O YouTube anunciou a integração de uma nova funcionalidade, um sistema que cria automaticamente legendas para os vídeos disponibilizados pelo serviço.

Inicialmente, estará disponível apenas para 13 canais mas deverá a prazo estender-se a um universo mais vasto. A nova tecnologia converte em legendas (em inglês) a informação aúdio contida nos vídeos.
Essa informação pode ser traduzida simultaneamente através do serviço de tradução automática disponibilizado pela Google, disponível em 51 idiomas.
A nova funcionalidade pretende ser o primeiro passo para melhorar a acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas e deverá funcionar também como mais um impulso na expansão internacional do serviço, espera a empresa.
O anúncio da aplicação desta ferramenta aos vídeos do YouTube aconteceu esta quinta-feira, durante um evento nos EUA, mas a tecnologia de reconhecimento de voz da Google não é nova. O sistema tem sido utilizado na transcrição de mensagens de voz para os utilizadores, mas nunca tinha sido aplicada numa escala tão grande, explicou ao The New York Times um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.Embora o Youtube já conte com vídeos legendados, assim como acontece com outros serviços de partilha de vídeos, a grande novidade consiste na geração automática proporcionada por este sistema, que deverá permitir a tradução de milhões de vídeos no futuro.
Para já, a legendagem automática estará apenas disponível nos canais que se associaram ao projecto, entre os quais se incluem os das universidades de Sanford, Yale, Duke e Columbia, o M.I.T., o National Geographic o do Google.
A empresa avançou, no entanto, que pretende alargar gradualmente o leque de canais que contam com o novo recurso, atendendo também ao feedback dos autores dos vídeos e utilizadores do serviço.Para explicar como podem ser utilizadas as novas aplicações, a Google disponibiliza um vídeo - em que é também apresentada uma nova ferramenta que ajuda os utilizadores a colocarem as suas próprias legendas nos vídeos, o "Auto-timing" - que pode ser consultado aqui.
http://videos.sapo.pt/eHTkvOPc1d2rtl1ZtHui

Leia outra reportagem com link para vídeo demonstrativo:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI105640-15224,00-YOUTUBE+TERA+LEGENDAS+AUTOMATICAS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO