sexta-feira, 6 de novembro de 2009

INCLUSÃO SOCIAL E VIDA INDEPENDENTE

Marta Gil Socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Consultora na área da Deficiência, Colaboradora do Planeta Educação.
Inclusão Social e Vida Independente: o Papel da Tecnologia
Marta Gil


"Se para a maioria das pessoas a tecnologia torna a vida mais fácil, para as pessoas com deficiência a tecnologia torna as coisas possíveis." Mary P. Radabaugh.

O que significa ter “vida independente” em uma sociedade produtiva e caracterizada, dentre outros atributos, como a “Sociedade da Informação”?Uma das respostas possíveis a esta pergunta tão abrangente é: levar uma vida com autonomia significa poder fazer escolhas em todas as esferas da vida, desde a roupa que quer vestir, a comida que deseja comer até exercer seu papel na sociedade. Segundo a concepção atual – denominada “modelo social da deficiência”- a incapacidade não está nas pessoas, mas, sim, decorre dos obstáculos existentes nos ambientes físico e humano que as rodeiam. A sociedade pode “deficientizar” mais ou menos uma pessoa, ao promover condições de acessibilidade – ou não.

A vida independente é viabilizada pela prestação de serviços e pela tecnologia assistiva, que pode significar a diferença entre dependência e independência, tão bem sintetizada por Mary P. Radabaugh, na citação inicial.

A tecnologia, no sentido mais amplo do termo, também alcança as pessoas com deficiência, tornando sua vida possível, independente, digna e cidadã, objetivos pelos quais todos lutamos.


leia o texto completo em:

http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1683

Um comentário:

Cristina Ferber disse...

Ótimo texto SÔ. Incluir é proporcionar condições para que as pessoas com deficiência possam viver com autonomia e independência e esta luta é nossa, e também de todos. Queremos as mesmas oportunidades, queremos exercer nosso direito de escolha, queremos ser CIDADÃOS participativos.
queremos ter VOZ e VEZ!

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO