domingo, 20 de setembro de 2009

21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes


No Brasil

O Brasil vem se organizando em termos de dados estatísticos oficiais sobre as pessoas com deficiência. Após a Lei nº 7.853/89, que tornou obrigatória a inclusão de itens específicos nos censos nacionais, o Censo Demográfico de 1991, pela primeira vez, incluiu questões que atestaram a presença de 2.198.988 pessoas com deficiência, em uma população total de 146.815.750 habitantes, o que representa 1,49% desta.

O Censo de 2000 identificou 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (14,5% da população brasileira), desde alguma dificuldade para andar, ouvir e enxergar, até as graves lesões incapacitantes.

Política Nacional

A presente política do Ministério da Saúde, voltada para a inclusão das pessoas com deficiência, em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), caracteriza-se por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às complexas questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência no Brasil.

As principais diretrizes contemplam as três esferas de gestão incluindo as parcerias interinstitucionais necessárias, são: a promoção da qualidade de vida; a prevenção de deficiências; a atenção integral à saúde, a melhoria dos mecanismos de informação; a capacitação de recursos humanos e a organização e funcionamento dos serviços.

Fonte:http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/geral-mainmenu-45/10281-21-de-setembro-dia-nacional-de-luta-das-pessoas-deficientes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO