terça-feira, 23 de junho de 2009

NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE?

HOJE HOUVE NOS CANAIS DE TV UM PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO DA AGRICULTURA REINHOLD STEPHANES.

O MINISTRO APARENTEMENTE FALOU PARA OS OUVINTES E PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS QUE USAM A LÍNGUA DE SINAIS.

OS SURDOS BRASILEIROS QUE NÃO USAM A LINGUA DE SINAIS, AS PESSOAS IDOSAS COM BAIXA AUDIÇÃO FICAMOS DESINFORMADOS: NÃO HAVIA LEGENDAS EM PORTUGUÊS.

QUAL A LÓGICA QUE DETERMINA QUE SE FAVOREÇA UM SEGMENTO DE DEFICIENTES AUDITIVOS E SE IGNORE OUTRO?

QUE DIZEM OS ÓRGÃOS OFICIAIS RESPONSÁVEIS PELA ACESSIBILIDADE E CIDADANIA?

ENQUANTO ÓRGÃOS DO GOVERNO NOS IGNORAM PARTIDOS POLÍTICOS E EMPRESAS PRIVADAS TÊM AUMENTADO O NÚMERO DE PROPAGANDAS LEGENDADAS O QUE ALÉM DE SER LOUVÁVEL EM TERMOS DE RESPEITO AOS DEFICIENTES É TAMBÉM UMA ATITUDE INTELIGENTE UMA VEZ QUE AS PESSOAS DEFICIENTES SÃO ELEITORES E CONSUMIDORES.

PEDIMOS AOS RESPONSÁVEIS PELA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE OFICIAIS QUE NÃO SE REPITA ESSA LAMENTÁVEL FALHA. SERÁ QUE HOUVE MESMO ESSA FALHA?

NA VERDADE FIQUEI EM DÚVIDA, SERÁ QUE O "CLOSED CAPTION" DA MINHA TV ESTAVA DESATIVADO? NÃO ME PARECEU, MAS...
SE FOR ASSIM PEÇO DESCULPAS AO MINISTRO E AOS RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DO PROGRAMA.

AFINAL DE CONTAS OS SULP TAMBÉM QUEREMOS ESTAR INFORMADOS.

Se você também não conseguiu acompanhar o que dizia o ministro e quiser reclamar:

http://www.agricultura.gov.br/

Fale com a ouvidoria. Eu já falei, espero ser "ouvida" pela ouvidoria.
Resposta:
Prezado(a) Sr(a) Sônia M.R. Almeida,
Encaminhamos resposta referente a demanda de nº 31249 da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mensagem Original, Enviada em 23/06/200:A mensagem do Ministro no dia 23.06.2009 não foi apresentada com legendas em português mas apenas com língua de sinais.Os surdos usuários da língua portuguesa e as pessoas de terceira idade com perda auditiva não tiveram o acesso ao que dizia o ministro num total desrespeito às normas de acessibilidade na comunicação.

Resposta da ouvidoria:Prezada senhora Sônia Almeida,Em atenção a reclamação apresentada por Vossa Senhoria, informamos que submetemos o assunto ao conhecimento da Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado desta Pasta, que prestou as seguintes orientações:"O Ministério da Agricultura, assim como os demais órgãos da administração federal, cumpre as determinações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), no tocante à utilização de rede nacional de rádio e televisão. Sua reclamação será repassada à Secretaria para as providências que se acharem necessárias."
Anexos:
Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos através dos canais de contato de nossa Ouvidoria, conforme a seguir:
Telefone: 0800 704 1995E-mail: ouvidoria@agricultu ra.gov.brFax: (061) 3218 2994Endereço: Ouvidoria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 08 CEP 70043-900 Brasília -DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO