sexta-feira, 6 de março de 2009

Palavras da Patty, nossa fonoaudióloga







Primeiras frases...
Sementinhas que Brotam...


"Escutar os sons ambientais e os sons da voz nos traz a linguagem, desencadeia-nos os pensamentos e nos mantém na companhia intelectual dos homens."Hellen Keller
Na nossa rotina no ambulatório de Fonoaudiologia, é comum que facilitemos a comunicação com nossos pequenos que chegam com AASI e/ou IC. É comum que falemos como "matracas" e eles fiquem nos olhando com olhinhos curiosos...que contemos sempre com a participação ativa dos pais na terapia.
Um belo dia eles chegam do mesmo jeitinho com aquelas carinhas e olhinhos brilhantes, nos olhando atentamente e não mais que de repente...lançam pequenas frases como "Hoje tem sol", "Hoje escola","Não pode","Aqui ó","Espera tá?"... entre outras coisas que nos deixam indescritivelmente recompensadas, pois a linguagem é desenvolvida se misturando aos sentimentos, as vontades e um belo dia sai, com toda a verdade e espontaneidade...
Hoje se sabe que tudo que é estimulado com base no prazer é melhor assimilado, então o que parece ser uma brincadeira é na verdade um exercício de estruturação da linguagem de alguém.
O "brincar" deve ser praticado, mesmo que seja um brincar com um compromisso latente, de instalar algum vocabulário,estimular a organização frasal, entre outros, deve ser um momento de troca, de real prazer.
Podem ter certeza que a prática será aproveitada pelas crianças e quando menos esperamos elas nos darão respostas lindas e verdadeiras, que ao meu ver, vem como forma das primeiras frases usadas em contexto, ricas em intenção comunicativa e principalmente que partem da criança, sem imposição do mediador (mãe ou terapeuta).
Então vamos brincar, levar emoção e estimular a prática do desenvolvimento da linguagem com prazer, sempre observando a atenção da criança, se ela de fato está inserida na brincadeira, estimulando sua participação e sempre encorajando toda e qualquer forma de tentar comunicar.
Resolvi escrever sobre o tema pois ao retornar do feriado de carnaval fui contemplada com muitas sementinhas que brotaram, fiquei feliz e resolvi compartilhar!!!
Gostaria de lembrar que em toda prática comunicativa devemos estar abertos a escutar, escutar de forma fiel, pra finalizar segue um pensamento belo e verdadeiro...
"Escutar a si mesmo, escutar o outro, escutar com acolhimento e autenticidade."
Don Giancarlo Pravettoni
Patrícia Escobar
Fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO