sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Video de campanha IGUAIS NA DIFERENÇA

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos apresentou o filme da campanha pela inclusão "Iguais na Diferença" .
Aprovamos e elogiamos qualquer iniciativa que incentive a inclusão e o exercício da cidadania da pessoa com deficiência.
O filme conta com audiodescrição (tecla SAP da TV), janela de Libras e legendas inseridas no contexto visual da narração: em camisetas, cartazes de parede, painel de ônibus, caderno de cadeirante, capa de disco, cartazes de mão, etc... Não conta com a legendagem tradicional segundo as regras:
http://www.mpdft.gov.br/sicorde/normas/NBR15290.pdf


VEJA NO YOUTUBE:

com audiodescrição

http://www.youtube.com/watch?v=2HudTMEYl4g&NR=1

Com trilha sonora musical

http://www.youtube.com/watch?v=ANFu9gcIQho




Mas infelizmente para o surdos usuários da língua portuguesa a maneira de colocar legendas fora nas normas geraram problemas de leitura.

Reproduzimos alguns comentários de surdos usuários da língua portuguesa:

SÔ, a câmera precisa focalizar melhor os objetos, placas, cartazes que têm a escrita e pelo menos dar um tempinho pra gente ler! Cris



Cris! Totalmente de acordo, eu senti a mesma coisa! Sô

Bom eu acho que o vídeo é RÁPIDO demais e deveria ser um pouco mais demorado nos cartazes e placas. Já que é um assunto tão importante deveriam ter feito com menos pressa um pouco. Mas no geral ficou bom o problema é só esse mesmo. Diéfani

Muito rápido. Só da para ler no inicio e no fim. Elizabeth

Eu sou uma pessoa que lê muito rápido. Tenho essa habilidade não só por ler muito, mas também por ter feito curso de leitura dinâmica. Por conta disso, eu consegui ler boa parte das mensagens, não todas.Se eu com leitura dinâmica - precisei usar a técnica - consegui ler apenas parte das mensagens, não todas, imagine quem não tem essa facilidade? Não vai conseguir acompanhar. Então, para a média da população, o vídeo está rápido demais. Se é para o deficiente auditivo conseguir acompanhar o texto, a campanha (não funciona). Drauzio

O video ficou bacana, deu pra ler algumas coisas, mas estava rápido demais...Rafael

Não dá para entender nada.Faltou a legenda.A Janela de LIBRAS está horrível.E as mensagens escritas passam muito rápido, mesmo assistindo várias vezes ainda fica difícil entender algumas delas.O João não entendeu nada. Rita, mãe de surdo universitário.


São todas pessoas surdas, cultas, com hábito de leitura por isso considero uma avaliação a ser levada em conta.
Se você leitor deste blog quiser deixar seus comentários a respeito da facilidade ou dificuldade que teve em entender o vídeo agradecemos.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Notícia que fala do filme:

Para promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, sensibilizando-a para o combate à discriminação, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) estrearam uma campanha publicitária para estimular a convivência de pessoas com e sem deficiência. O filme é o primeiro do País acessível às pessoas com diferentes deficiências. A Propeg, a agência que assina o trabalho, embarcou no comercial três recursos que facilitam o acesso às pessoas com deficiência visual e auditiva: audiodescrição, recurso em que a pessoa com deficiência visual, acionando a tecla SAP da TV, pode escutar a descrição das cenas; e narração em libras e legenda diferenciada inserida nas situações ilustradas no filme. O fio condutor criativo para o filme foi o funk "Condição", do cantor e compositor Lulu Santos. O filme aproveita os versos da letra de Lulu em diversos planos, como num clipe que mostra cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência. O comercial mostra sequência de pessoas cantarolando a canção em diversas situações: "Eu não sou diferente de ninguém/Quase todo mundo faz assim./Eu me viro bem melhor/ Quando tá mais pra bom que pra ruim./Não quero causar impacto./Nem tampouco sensação./O que eu digo é muito exato/ É o que cabe na canção./Eu não sei viver triste, sozinho: É a minha condição". A locução, em off, encerra com a afirmação: "Iguais na diferença. Campanha pela inclusão das pessoas com deficiência." E traz as assinaturas: "Secretaria Especial dos Direitos Humanos" e "Brasil. Um País de todos." Além de filme, o plano de mídia é composto por spot e anúncios de página dupla para revistas. A campanha também tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade o novo conceito de deficiência expresso na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.



Fontes:
http://www.revistapublicidad.com/View/Noticia.aspx?c=Zx7VGPICk9w=


http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/02/19/iguais-na-diferenca-campanha-pela-inclusao-das-pessoas-com-deficiencia/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO