segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CÃES PARA SURDOS



"Foi nos Estados Unidos que apareceram os primeiros cães para surdos. Efetivamente a formação de cães para surdos começou em 1976, com a American Humane Association, em Denver, Colorado.

Com o objetivo de responder à crescente requisição deste serviço, a associação adquiriu uma fazenda no estado de Massachussets para instalar um centro de formação chamado Hearing Dog.

O programa norte-americano dirige-se , prioritariamente, para a educação de cães destinados a pessoas que sofrem de uma surdez grave e buscam uma independência. Cada cão é minuciosamente escolhido em função das necessidades e possibilidades do futuro dono.

Como o cão sai em companhia do surdo, deve usar obrigatoriamente algo que o identifique com um cão especial. Nos Estados Unidos, convencionou-se o uso de uma coleira e de uma guia cor de laranja, o que lhe permite o acesso aos lugares públicos oficialmente proibido aos animais."

http://www.solbrilhando.com.br/Animais/Caes/A_Servico_do_Homem/Caes_a_S_dos_Surdos.htm


Cães guias para surdos e cegos: Na Catalunha ESP legislação sobre o acesso desses animais a lugares acompanhando os deficientes.

http://www.lavanguardia.es/lv24h/20090114/imp_53619152190.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO