sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A luta dos surdos oralizados e usuários da língua portuguesa tem história

Há muito tempo pessoas surdas e deficientes auditivos que não usam libras procuram mostrar a diversidade dentro da surdez e as diferentes necessidades que essa diversidade gera. Desde sessões com fonoaudiólogos, aparelhos auditivos, implantes cocleares, sonorização especial de ambientes, legendas em português e equipamentos para facilitar a comunicação em todos os âmbitos.
É importante que tanto os profissionais que atuam na área da surdez, assim como profissionais da área de educação e comunicação, e os próprios deficientes auditivos e surdos e seus familiares saibam o que existe em termos de legislação, equipamentos e todo tipo de ajudas técnicas para melhor atender às necessidades desse vasto segmento social.
Nosso interesse abrange não somente as pessoas nascidas surdas mas também os que perderam a audição depois de alfabetizados, os adultos e pessoas da terceira idade.
Um documento surgido em 2002 esclarece muitos desses pontos que continuam sem solução satisfatória. Trata-se do Manifesto dos Surdos Oralizados cuja leitura eu recomendo.
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=1062
infelizmente o texto já não aparece no link acima.
Soramires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO